Princípios sobre a relação da música com a dança.
"Deve-se existir uma relação coerente e consciente entre movimentos e música sempre."
Sempre que vou dar uma aula sobre musicalidade na dança, sobre a relação da música com a dança, eu gosto de começar mostrando esse vídeo do ballet “Pedro e o Lobo". Mas, por que?
Logo no início, o narrador fala sobre como cada instrumento musical da orquestra está relacionado a um personagem e como será que esses instrumentos foram escolhidos? Existe uma relação entre a dança que será realizada por cada personagem e os estímulos sonoros que o representam. Os instrumentos escolhidos para cada personagem diz muito sobre ele e dá a tônica do espetáculo.
Quais são as características do Pato, do Lobo, do Pássaro… que a plateia precisa captar? A música deverá contribuir para o melhor entendimento. Se eu tenho em Pedro um menino alegre, divertido, brincalhão, que música irei utilizar para auxiliar na construção dessa imagem para além da interpretação do bailarino e da movimentação utilizada?
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a a dança em palavras. para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.